Projeto Arduino
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projeto GPS - Proposta de Parceria

Ir para baixo

Projeto GPS - Proposta de Parceria Empty Projeto GPS - Proposta de Parceria

Mensagem  jrmami Sex 7 Dez - 8:22

Prezados do Projeto Arduíno,
Não sei se este é o canal adequado, contudo, gostaria de consultá-los sobre uma possibilidade de uma parceria para desenvolvimento de um sistema de coleta/transmissão de dados dentro da floresta amazônica, ou talvez, vocês possam divulgar esta oportunidade entre seus contatos.

Sou coordenador de TI do Instituto Mamirauá (unidade de pesquisas vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), e estamos iniciando um projeto de telemetria e pretendemos desenvolver uma solução tecnológica que possa atender nossas necessidades de coleta e transmissão de dados dentro da floresta amazônica.

Estive buscando pessoas ou empresas interessadas em fazer uma parceria, e terminei encontrando sua comunidade, e por isso estou entrando em contato. Abaixo passo alguns detalhes do projeto, e se houver interesse, por favor, me informe para podermos conversar melhor.

1 - Objetivo do projeto:
Montar um equipamento (coleira) que possa ser acoplado em pequenos animais (macacos) que faça o registro de sua localização e rota dentro da floresta. Vamos precisar usar um GPS para registrar essas informações.

2- Coleta e transmissão de dados:
Não queremos ter que recapturar o animal para resgatar as informações. O ideal é que os dados sejam armazenados na coleira e periodicamente transmitidos para alguma base, que pode ser transmissão por satélite. A gravação da posição pode ser feita a cada 30minutos, e a transmissão, a cada 12h (se for por satélite). Assim economizamos bateria.

3- Opção Wireless:
Uma outra opção de transferência de dados é utilizar uma rede wireless. A Instituição está montando uma rede dentro da floresta, uma malha de rádios que faria a coleta dos dados das coleiras. Essa malha funcionaria como uma rede de celular, porém, as células estariam bem distantes uma das outras. Assim que o animal entrar na área de cobertura de uma das células, os dados serão transferidos para um data logger daquela célula. Como as células estarão interligadas por uma conexão de rádio de longa distância, e também conectadas à um backbone principal, poderemos ter um servidor central que faça a coleta dos dados nos vários data loggers das células. Desta forma, mesmo que ocorra um acidente, e as células percam conexão uma com as outras, os dados já estariam salvos nos data loggers das células, bastando fazer uma viagem a campo para recuperar a informação.

A opção de rede wireless é bem mais complexa e trabalhosa, por isso preferimos que seja por satélite, mas não temos expertise neste assunto, então, queria sua avaliação sobre a melhor estratégia. Mas tem que ser uma opção que descarte a necessidade de recaptura do animal.

Bom, por enquanto é isso. Se as informações iniciais gerarem ainda muitas dúvidas, que é natural, por favor, passe-me um telefone/e-mail que conversamos, e tentamos esclarecer melhor tudo isso.

Cordialmente,

Francisco Freitas Jr.
Coordenador de TI - Instituto Mamirauá


jrmami

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos