Projeto Arduino
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Automação do sistema de captação e distribuição de água com arduino

3 participantes

Ir para baixo

Automação do sistema de captação e distribuição de água com arduino Empty Automação do sistema de captação e distribuição de água com arduino

Mensagem  Luthius Ter 15 Jan - 10:01

Bom dia pessoal, sou novo no fórum e também com o arduino.
Fiz algumas pesquisas sobre arduino e me surgiram diversas idéias para trabalhar com ele.
O que eu pretendo é automatizar o meu sistema de captação/distribuição de água implementando também irrigação de jardim.
Como sou novo no assunto preciso da idéia para como implementar, tipo o que preciso, etc. Eu vi algum vídeo do Garduino mas o meu é um pouco diferente.


Alguns períodos do ano (principalmente quando está bastante quente) a pressão é baixa na linha de água de distribuição, então nós "beneficiários" utilizamos uma caixa de água enterrada para captar a água no nível do solo e distribuir para a caixa d'água no telhado da casa através de uma bomba.

O meu cenário é o seguinte.
Tenho duas caixas de água sendo uma elevada (sobre a casa sendo o reservatório principal que distribui nas tubulações da casa), e a outra, uma caixa d'água enterrada (cisterna) que recebe a água da concessionária de água.
Cada caixa possui uma eletro-bóia, onde caso o nível de água da caixa elevada estiver baixo é acionada a bomba para retirar a água da cisterna e levar para a caixa d'água elevada.
Minha casa tem um poço artesiano que infelizmente a água não é aconselhável para consumo porque por não possuirmos rede de saneamento o lençol freático não é confiável podendo ser contaminado. Esta água do poço artesiano geralmente utilizamos para molharmos jardim ou limpeza e apenas em último caso (quando não há água distribuída pela empresa de água) a utilizamos para encher a caixa d'água principal.